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Foto do escritorRodrigo Correia

Estratégias para um site de alta conversão

Soltamos recentemente um post nas redes sociais sobre 6 erros que, normalmente são cometidos na criação de um site (veja links logo abaixo). Não é preciso explicar que ter um site é essencial, mas a presença online por si só não é suficiente se ela não possui um foco. O objetivo deste texto é ajudar o seu negócio a projetar um site orientado à conversão, capaz de atrair visitantes e transformá-los em consumidores recorrentes.



Aqui vão estratégias fundamentais para um site de alta conversão:



construa um site de alta conversão

Compreensão do público-alvo

O projeto de um site bem sucedido tem como pilar de sustentação, o perfeito entendimento do comportamento de seu público-alvo. Conhecer a fundo, suas necessidades, expectativas, preferências e comportamento em ambientes digitais é primordial para oferecer aos usuários uma experiência relevante e satisfatória. Realize pesquisas, analise dados, recolha feedbacks de usuários que compraram e que não compraram, também. Saber porque, um cliente passou um bom tempo no site, encheu o carrinho e depois abandonou pode te dar valiosos insights e assim, alinhar a mensagem da sua página com o que a sua audiência realmente procura.


Preocupação com design e responsividade

Um bom projeto de desenvolvimento de site deve oferecer uma navegação fácil e intuitiva, com informações bem organizadas, menus estratégicamente posicionados para guiar o visitante pelo funil de conversão e obviamente, bons e bem posicionados CTAs (Call to Action) ou botões para chamada de ação. Site bonito e bem organizado conta muito para a experiência do visitante. E por falar neles, o CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) publicou relatório recente, informando que 92% dos usuários acessam conteúdo através de dispositivos móveis. Isso transforma a questão da responsividade em uma prioridade! O ideal é que o site seja projetado com os dispositivos móveis em mente e depois os laptops e desktops. Assim o visitante terá uma experiência ótima em qualquer tela.


Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Cada "m²" do seu site deve estar otimizado para os mecanismos de busca. O Search Engine Optimization é o seu maior aliado no aumento da sua visibilidade online e do posicionamento do site nos mecanismos de busca. Portanto, negligenciar o SEO não é uma opção. Realize pesquisas e monitoramento constante de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e cuide para que o site as contemple em seu conteúdo. É importante lembrar que o SEO não está relacionado apenas às palavras-chave, mas também às imagens, formulários e links que devem estar bem estruturados e com nomenclaturas amigáveis para que sejam identificados facilmente pelos sites de busca.


Ainda dentro do SEO, vale muito a pena investir tempo na configuração de dados estruturados, que são informações organizadas e marcadas em formatos como o JSON-LD, com o objetivo de ajudar os motores de busca a entenderem melhor o conteúdo do site. Essa compreensão, pelos motores de busca, resultam na criação de rich snippets e melhoram a visibilidade e a relevância de suas páginas, nos resultados de pesquisa. Finalmente, um arquivo sitemap bem construído para auxiliar os sites de busca na busca por informações em sua página.


Segurança e Privacidade

A internet pode ser um ambiente muito hostil para os dispositivos de seus usuários e para o seu próprio site, portanto, garanta aos seus visitantes um passeio seguro e bem informado aos seus usuários.


Sites que não possuem o SSL (Secure Sockets Layer) e que não tem o prefixo https:// em suas urls, não são bem posicionados em sites de busca e estão mais sujeitos à invasões e problemas de cibersegurança. Não possui o certificado, passa uma imagem ruim para o usuário, afetando diretamente as suas taxas de conversão.


Outra grande preocupação deve ser a de garantir aos usuários do seu site, que seus dados serão protegidos e mantidos em sigilo, portanto, deixe sempre disponível e em lugar de fácil visualização, as políticas de cookies e proteção aos dados, respeitando a LGPD. A barra de cookies, é parte importante neste conjunto. Com esses dois elementos presentes em seu site, os consumidores se sentirão mais seguros para preencher formulários e efetuar compras no seu site.


Elaboração de conteúdo relevante e persuasivo

Com a proliferação de sites e empresas com presença online, um termo têm sido bastante utlizado para se referir à segurança que uma empresa gera com relação ao domínio que tem sobre o seu produto ou serviço, é a chamada autoridade de marca.


A autoridade de marca é primariamente apoiada, numa estratégia de criação de conteúdo. Ofereça informações relevantes, úteis aos seus clientes, discuta casos, apresente soluções e crie uma linha editorial persuasiva para que o seu conteúdo guie o visitante pelo funil até a conversão. Uma forma bastante útil de atrair consumidores ainda indecisos é através de provas sociais: depoimento de clientes satisfeitos, estudos de caso bem-sucedidos etc.


Manutenção e otimização contínua

Nenhum dos itens mencionados acima é estático. Tudo em seu site precisa ser revisado constantemente com o objetivo de garantir que cada uma de suas seções esteja cumprindo com seu propósito na estrutura planejada, ou em alguns casos, a necessidade de rever o planejamento inicial.


Realize testes A/B e identifique quais elementos do site geram mais engajamento e ajuste seu planejamento com base nos resultados. Acompanhe diariamente as métricas de conversão, taxa de rejeição e tempo de permanência para entender o comportamento dos visitantes no site e melhore-o continuadamente.


A palavra-chave deste texto, talvez seja melhoria contínua. Criar um site de alta conversão é um processo contínuo de busca pela oferta de uma experiência excepcional e utilização de estratégias de marketing eficazes. Ao adotar as estratégias apresentadas aqui, esteja sempre de olho nas tendências do mercado para que seu site esteja sempre pronto para se destacar e converter seus visitantes.




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